6 formas de vender suas tábuas de frios

Com certeza, largar tudo e tentar empreender dá um frio na barriga, não é mesmo?! Senti isso na pele há alguns anos quando deixei um emprego que estava infeliz para apostar no grazing food. Mas, para embarcar nesse ramo ou em qualquer outro, é preciso ter mais do que a habilidade de produzir o alimento. Isso porque, é necessário entender um pouco de marketing, de vendas e de administração. Então, aqui neste artigo, vou focar na segunda opção e passar dicas incríveis de como vender tábuas de frios sem erros. 

São dicas que aprendi ao longo da minha experiência e que passo para as minhas alunas em todos os cursos que ministro. Confira uma prévia, abaixo: 

  1. vender tábuas de frios para o café da manhã;
  2. opções para piquenique;
  3. para o jantar;
  4. para datas comemorativas;
  5. tábuas para eventos;
  6. ofertas e promoções.

Então, para conhecer em detalhes cada uma delas, continue lendo este conteúdo. Vamos lá?

6 formas de vender tábuas de frios 

Montar um bom cardápio e saber vender seu produto é essencial para ter sucesso no negócio e vender tábuas de frios. Isso porque, mais do que oferecer queijos e salames, você deve entender o pedido, a necessidade do cliente e as ideias mais procuradas. E, claro, além disso, deve saber mostrar como seu trabalho é eficiente e sua comida é deliciosa. 

Por isso, abaixo, vou apresentar 6 dicas que vão ajudar a aumentar seu faturamento como empreendedora. Durante o texto, também, trouxe algumas recomendações de outros conteúdos que podem ser úteis para você. Acompanhe!

1. Vender tábuas de frios para o café da manhã

A primeira ideia que vou mostrar sobre vender tábua de frios, é a do café da manhã. Essa opção, apesar de concorrer com as cestas tradicionais, é interessante porque não é qualquer restaurante que oferece. E, além disso, se diferencia por não possuir várias comidas industrializadas. Afinal, sendo uma refeição artesanal, ela precisa aparentar carinho e cuidado em cada pedacinho.

Por isso, aqui, existem várias alternativas de alimentos. Você pode oferecer uma versão mais voltada para frutas e iogurtes ou outra mais infantil, com biscoitos. Mas, o ideal é conversar com o seu cliente e entender o que ele espera do pedido. Além disso, é preciso saber onde a pessoa vai comer. Será um café na cama? Na rua? Dependendo da resposta, você vai poder fazer alterações, como colocar em caixas e acrescentar talheres. 

Outro ponto importante é se organizar com antecedência. Como é um produto que precisa ser entregue cedo, é necessário comprar os ingredientes antes e acordar praticamente de madrugada para preparar. Eu, normalmente, inicio esses pedidos às 4h.

2. Opções para piquenique

Os passeios ao ar livre, como os piqueniques, combinam com um petisco para acompanhar a boa conversa. E as tábuas estão se tornando uma opção muito procurada para esse objetivo. Inclusive, algumas pessoas também pedem para uma longa viagem de carro, em que vão precisar se alimentar. Principalmente, quando envolve crianças. 

Assim, é importante que a caixa seja bem colorida e alegre, para combinar com o momento. Também, se informe sobre intolerâncias ou alergias, especialmente, se tratando dos pequenos. 

3. Para o jantar

Com certeza, o produto mais procurado! Aqui, você vai ter duas opções: oferecer a entrada e o prato principal. É importante se atentar às diferenças, afinal, a quantidade de cada uma delas pode mudar. Para você ter uma ideia: o recomendado é que a primeira opção traga 150 gramas por convidado. Já, no caso da segunda, o ideal é de 250 a 400 gramas. 

Então, você pode conversar com o seu cliente para entender mais detalhes do evento ou recepção. Também é interessante perguntar se existe algum alimento que ele não queira na refeição. Assim, fica mais fácil personalizar, não é mesmo?! Afinal, não é possível trabalhar com alimentos diferentes para cada pessoa, principalmente, pelo estoque pequeno para evitar estragos. Dessa forma, ofereça opções que você já tenha em casa e deixe o cliente escolher. 

Por fim, é essencial ter vários tipos de queijos e charcutaria. Eles são fundamentais no prato. Depois, adicione pães, geleias, patês, frutas e castanhas para vender uma tábua de frios chique e de qualidade. 

4. Para datas comemorativas

Os pedidos costumam aumentar muito nessas épocas! Isso porque o grazing food é um presente gostoso e de requinte. Então, aproveite para ganhar bastante. Para isso, faça adaptações no seu cardápio que converse com cada data comemorativa. 

No Dia dos Namorados, invista em caixas com vinhos, chocolates, queijos e decore de forma romântica. Já na Páscoa, os doces são a melhor pedida. E no Natal e Ano Novo, as tábuas podem servir de entrada ou como parte das ceias. Inclusive, se você quiser saber mais como ganhar mais nessa época, veja o meu desafio do fim de ano lucrativo. Sabia que é possível ganhar até 15 salários mínimos nesse período? Confira!

5. Vender tábuas de frios para eventos

Os eventos também costumam surgir para quem quer vender tábua de frios e são uma oportunidade incrível. Mas eles geram um trabalho maior, já que, normalmente, são para um grande número de pessoas. Entretanto, também, garantem um faturamento mais alto. 

Por isso, é bem importante saber quais alimentos servir, como organizar a mesa e as quantidades. Você vai poder conhecer mais sobre o assunto no meu outro conteúdo que fala sobre como montar uma mesa de frios para eventos

6. Ofertas e promoções

Como falei lá no começo, para vender tábua de frios, também é importante saber um pouquinho de marketing e vendas. Afinal, vai ser necessário fazer algumas promoções e divulgações do seu produto. Então, para começar, utilize as redes sociais para mostrar o passo a passo do seu trabalho. Making off, depoimentos de clientes satisfeitos, detalhes do preparo, dicas, sugestões… Todos esses temas criam relacionamento entre você e seu cliente, além de incentivar a compra indiretamente.

Inclusive, é possível trabalhar com algumas promoções. Um desconto para incentivar quem nunca provou, pode ser um empurrãozinho. Aproveitar datas especiais, como Black Friday, igualmente, fazem sucesso. Outra ideia interessante é fazer algum tipo de condição diferenciada para quem indicar amigos. 

Por fim, tenho uma última dica para você se sentir mais preparada para vender tábua de frios. Leia o meu e-book com um guia completo para empreender nesse ramo. Aposto que não vai se arrepender de conferir! E continue acompanhando o meu blog para mais dicas como essas.

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