Como montar uma tábua de frios simples e barata

Aprenda como montar uma tábua de frios simples, barata e com ingredientes fáceis de encontrar. Leia este artigo na íntegra e saiba mais!

Uma tábua de frios simples é sempre uma boa pedida para recepcionar os familiares e amigos nas confraternizações em casa. Além disso, são uma excelente opção, também, para curtir um momento especial ao lado do seu amor, ou até mesmo ― e por que não? ― sozinha, tomando um bom vinho e assistindo a algo na TV. 

Então, se você quer montar uma tábua de frios simples e não sabe por onde começar, continue acompanhando este artigo. Preparei ele com muito carinho para lhe ajudar! Ainda, deixei 3 dicas de como montar a sua tábua. São elas:

  1. escolha a sua tábua;
  2. separe a quantidade de comida;
  3. entenda dos alimentos e faça as suas escolhas.

Continue a leitura!

Tábua de frios simples: veja como montar a sua

Primeiramente, a tábua de frios simples é uma opção de refeição que pode-se servir em diversas ocasiões. Isso porque é possível variar as combinações e montá-la de acordo com o gosto das pessoas que irão consumi-la

Há uma série de técnicas de organização que pode-se utilizar para dar harmonia e equilibrar os sabores da sua tábua. Assim, uma dessas é o grazing food, um conceito que nasceu na Austrália e vem se popularizando no mundo todo. 

Na sequência, darei algumas dicas para você montar a sua tábua de frios simples, sem muitos preparos. E, o melhor, que possa ser feita de última hora, quando receber aquela visita inesperada.

1. Escolha a sua tábua

A primeira dica que dou é escolher uma tábua de madeira ou bambu, de tamanho médio a grande. É importante ter cuidado com o tamanho, porque ele facilitará a acomodação de todos os itens. Além disso, poderá deixar ela mais bonita! 

Tábuas redondas

Esse tipo de tábua facilita que aos convidados terem acesso aos alimentos. Afinal, não há extremidades e a distância até os petiscos acaba sendo menor. Também, fica mais fácil distribuir os alimentos, pois você pode seguir o formato da tábua.

Para isso, posicione os ramequins com conservas, patês e molhos no centro da tábua. Depois, complete os quadrantes restantes com os demais alimentos, seguindo o sentido da circunferência.

Tábuas quadradas ou retangulares

Para essa opção, você pode a dividir em quadrantes para fazer a separação regular dos alimentos. Porém, caso queira um visual mais bagunçado, pode agrupá-los de forma irregular.

Então, uma dica para esse visual é deixar um alimento invadir levemente o espaço do outro. Assim, dará a sensação de fartura para a sua tábua.

2. Separe a quantidade de comida

Outro ponto importante é delimitar quais ingredientes você colocará na tábua. É importante se atentar às quantidades para que não falte comida, mas, também, não sobre muita.

Então, para calcular a quantidade para cada convidado, leve em conta a média de 150g a 200g para cada pessoa, considerando queijos e charcutaria juntos. No caso do pão, uma baguete italiana serve, em média, 5 pessoas. Ademais, para as frutas, basta calcular um cacho pequeno para 2 pessoas, já o patê ou geléia, chocolate e oleaginosas, você pode considerar 30g a 50g para cada 2 pessoas. Caso tenha alguma bebida, como vinho, o ideal é reservar ½ garrafa para cada adulto.

3. Entenda dos alimentos e faça as suas escolhas

Depois de escolher a tábua, chegou a hora de separar os alimentos. Mas, antes de começar a montagem, é importante entender cada um dos tipos de alimentos que serão utilizados. Também, saber suas funções na degustação, com o que cada opção harmoniza no paladar etc.

Não é necessário que sua tábua contenha todos os tipos de alimentos que falarei mais adiante. Porém, é necessário que as quantidades sejam equilibradas. Então, como a nossa ideia hoje é montar uma tábua de frios simples, o ideal é inserir opções de alimentos que você tenha em casa ou que sejam itens mais em conta no supermercado.

Queijos

Com certeza, são um dos destaques da tábua. Como há muitos tipos de queijos, sempre é possível combinar texturas, sabores e consistências diferentes. Uma dica é separá-los por sua consistência: frescos, moles, semiduros e duros.

Você também pode os agrupar de acordo com o sabor e as características. Outra sugestão é cortar algumas fatias e deixar um pedaço da peça para que os convidados cortem durante o encontro. 

São ótimas opções de queijos para uma tábua de frios simples: muçarela, colonial, parmesão e gorgonzola.

Carnes e embutidos

As carnes trazem sabores intensos, salgados e, até mesmo, em alguns casos, defumados para a sua tábua. Elas podem ser embutidas, como salame, presunto, linguiça e mortadela. Mas, também, podem ser do tipo curadas, como copa, presunto cru, bacon, toucinho, entre outras. 

A dica é colocar pelo menos duas opções de cada tipo. Assim, será possível ter maiores possibilidades de sabor. Além disso, disponha as fatias intercaladas para dar um charme a mais na decoração. 

Conservas

Esse tipo de alimento é comum de se ter em casa, não é mesmo!? E são excelentes opções para sua tábua de frios simples, pois combinam perfeitamente com os demais alimentos. 

Você pode acrescentar azeitona, palmito, ovo de codorna, cebolinha, picles… Mas lembre-se de que é preciso acomodá-los dentro de pequenos bowls ou de ramequins. Também, é necessário disponibilizar mini garfos para que os convidados possam se servir. 

Pães

Os pães não podem faltar na sua tábua de frios. Isso porque, além de serem utilizados para desfrutar alguns alimentos, eles servem para limpar e equilibrar o paladar durante a degustação. 

Entre as opções, pode-se incluir o pão francês, integral e de forma, além de torradinhas. Você pode cortá-los em pequenas fatias e acomodá-los diretamente na tábua.

Patês

Uma excelente opção para acompanhar os pães é servir patês de diferentes sabores. Eles são fáceis de preparar e podem ser feitos, geralmente, com ingredientes que você já tem em casa. 

Algumas opções de sabores são: atum, presunto, azeitona, ricota e cebola. Para servir, coloque-os em ramequins com espátulas para servir. 

Com essas dicas ficou mais fácil montar uma tábua de frios simples e barata e arrasar na recepção de seus convidados em casa, não é?! E o melhor é que listei ingredientes que podem ser encontrados facilmente em qualquer estabelecimento perto de você. Continue acompanhando o meu blog para ter acesso a mais conteúdos e dicas como estas.

Você Também Pode Gostar

5 sabores de antepastos para valorizar a sua tábua de frios

5 dobras de salame e presuntos para ir além do óbvio

O que colocar em uma tábua de frios chique?

Queijo Brie: tudo o que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *