4 itens nada básicos que não podem faltar na sua tábua de frios

Confira 4 itens nada básicos para você colocar na sua tábua de frios e agregar ainda mais sabor e beleza a elas. Clique aqui e confira o artigo na íntegra!

Uma tábua de frios é uma excelente opção de refeição para diversas ocasiões. Você pode servi-las em pequenas confraternizações e reuniões em casa, com amigos e familiares. Mas, também, pode apresentá-las em eventos maiores, como formaturas, casamentos e até em eventos corporativos. 

Neste artigo, compartilharei com você alguns itens nada básicos que não podem faltar na sua tábua de frios. Porém, primeiramente, acho interessante te mostrar porque servir essa opção de refeição e como montá-la. Continue a leitura e saiba mais!

Veja por que servir uma tábua de frios para seus convidados

Antes de mais nada, acho interessante compartilhar o porquê de servir uma tábua de frios para seus convidados, em suas diversas ocasiões. Bom, além de ser deliciosa, ela é uma opção muito bonita visualmente. Principalmente, se você utilizar as técnicas do estilo grazing food, que é um conceito de comida espalhada em uma superfície. 

Além de ser bonita, é uma opção que agrada a vários paladares. Além disso, pode ser feita de forma mais simples ou, dependendo da ocasião, pode ser mais chique. Por exemplo, se você vai receber visitas de última hora, pode montar uma tábua de frios simples, com o que tiver em casa. Agora, se o momento exigir algo mais sofisticado, você pode se organizar e preparar algo com mais requinte.

Se você quer surpreender seus convidados, com certeza, a tábua de frios é uma ótima pedida. Como falei, além de poder agradar a vários paladares, você irá criar um visual muito bonito para recebê-los.

Como montar uma tábua de frios

O primeiro passo é escolher a sua tábua, que pode ser de madeira ou bambu, quadrada, retangular ou redonda. Depois, é preciso definir quais alimentos e a quantidade que você deve colocar nela. Utilize queijos, carnes, embutidos, conservas, pães, patês… Para harmonizar, você pode servir um vinho, cerveja ou um suco integral de uva ― para aqueles que não consomem bebidas com álcool.

Além dessas comidas, há outros itens que podem estar na sua tábua e agregar ainda mais beleza e sabor a ela. Neste artigo, separei 4 itens nada básicos, para você sair do comum. Continue acompanhando!

1. Frutas

Para tornar a tábua de frios leve e trazer frescor a ela, além de enchê-la de beleza e requinte, você pode apostar nas frutas frescas e secas. Além disso, combinam no paladar com outros alimentos como os queijos. Algumas duplas são:

  • pêssego em calda com ementhal;
  • ameixa seca com gorgonzola;
  • morango com cream cheese;
  • amora com queijo de cabra;
  • uvas com camembert;
  • damasco com brie;
  • cereja com gouda;
  • gorgonzola e figo;
  • kiwi com gruyère.

Além de darem um toque especial às tábuas de frios, as frutas ajudam a limpar o paladar. Uma dica é utilizar as frutas da estação e, assim, levar um sabor único e dar um colorido a mais para a sua tábua. 

2. Flores

Outro item nada básico que não pode faltar na sua tábua de frios são as flores. Elas dão um toque especial e, também, deixarão tudo mais colorido. Uma excelente opção é a astromélia. Possuem pétalas de tons vívidos, com caules delicados e raízes grossas. Essa flor é natural da América do Sul, sendo comum em regiões como Brasil, Peru e Chile. É bastante semelhante aos lírios e, por isso, é conhecida como “lírio peruano”. Ainda há um significado especial: ela simboliza a amizade duradoura. Por isso, é excelente para estar na sua tábua e receber aqueles amigos especiais.

Outra flor que você pode usar é o girassol. Essa é uma flor que as pessoas gostam bastante de presentear as outras. Há fontes que também dizem que é uma flor originária da América do Sul, legal não é mesmo?! O significado do seu nome é “flor do sol” e ela tem uma peculiaridade: seu caule gira e faz com que ela fique sempre posicionada em direção ao sol, o que facilita o seu crescimento. É uma flor de beleza única e chama a atenção como item de decoração, pois se destaca de longe. 

3. Ervas aromáticas

As ervas aromáticas, como esse nome já sugere, dão um cheirinho todo especial à tábua e, claro, ao ambiente. Há diversas opções que podem ser harmonizadas com as opções de comida que você escolheu. 

Eu gosto bastante do manjericão. Além do cheirinho delicioso que ele dá ao ambiente ― e sabor aos pratos ― também tem propriedades medicinais. Neste post dou algumas informações sobre essa erva tão saborosa e perfumada. 

Outra opção que vai encantar os seus convidados pelo aroma e pelo sabor, claro, é o alecrim. Bem comum em marinadas, batatas e carnes assadas, essa erva também deixa um visual mais bonito e sofisticado nas tábuas de frios.

Você ainda pode usar folhas de hortelã. Essa erva é comumente usada para chás e combina deliciosamente com algumas frutas. E, claro, confere aquele cheirinho especial ao ambiente em que a tábua estará. 

4. Potes de geleia personalizados

As geleias dão um “quê” a mais no paladar e por isso são excelentes opções para estarem na sua tábua de frios. Pode ser geleia de frutas, como as agridoces, como a de pimenta e a de cebola. 

Para deixar a decoração da sua tábua ainda mais bonita, você pode personalizar os potes: ou escrever o nome dos convidados, ou deixar com o nome do seu evento, ou ainda, utilizar elementos da decoração da sua festa. Com certeza, ajudarão a encher os olhos dos convidados e agradar a seus paladares.

Bom, neste artigo, eu quis trazer alguns itens que fogem um pouco dos frios em uma tábua. Apesar de que somente os alimentos já deixam a tábua bonita, sempre tem algo a mais que você pode fazer para embelezá-la, agregando e harmonizando sempre ao paladar. Gostou das dicas? Comenta aqui embaixo para eu saber e compartilha as suas dicas também!

Você Também Pode Gostar

5 sabores de antepastos para valorizar a sua tábua de frios

5 dobras de salame e presuntos para ir além do óbvio

O que colocar em uma tábua de frios chique?

Queijo Brie: tudo o que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *