5 dobras de salame e presuntos para ir além do óbvio

Seja em um happy hour ou em casa, as tábuas de frios, repletas de iguarias como queijos e salame, têm sido cada vez mais escolhidas pelos brasileiros. Tendência que vem de fora, elas ganharam espaço durante a pandemia, gerando grandes oportunidades para quem deseja empreender. E para saber montá-las é preciso, também, conhecer bem os alimentos.

Afinal, as oportunidades para iniciar no ramo de tábuas de frios e charcutaria são muitas. Mas, com tanto movimento no mercado, encontrar algo que diferencie o seu serviço dos demais pode ser desafiador. 

Pensando nisso tudo, separei cinco opções de dobras de salames e presuntos que irão destacar a sua tábua e o seu negócio. Boa leitura! 

Conheça 5 dobras de salames e presuntos

Para deixar suas tábuas ainda mais bonitas, é preciso apresentar a comida com sofisticação e beleza. Por isso, separei, na sequência, 5 tipos de dobras de salames para você criar suas grazing tables, sejam elas para receber seus amigos e familiares em casa ou para vendê-las!

1. Flor de salame

A flor do salame é uma das dobras mais elegantes em uma tábua. Mas não se espante com a sua beleza, fazer este tipo de apresentação é simples. 

Para começar, posicione uma fatia de salame italiano na borda de um copo ou taça e dobre ao meio. Então, repita o movimento até contornar toda a circunferência, colocando uma fatia ao lado da outra. Após, basta virar o recipiente que o alimento estará no formato de uma bela flor. 

Bom, para fazer essa dobra, utilizo a taça de champanhe, pois resulta em um acabamento mais delicado. E lembre-se de que: quanto menor o recipiente, menos fatias e mais fechado será o miolo da flor. 

  • Dica: você pode utilizar o lombo canadense ou salame hamburguês para aplicar esta técnica. Inclusive, não é indicado o uso de peças inteiras, pois costumam ser mais rígidas. 

2. Correntinha de salame

Trazendo um ar moderno, a dobra em correntinha costuma ser utilizada em fatias redondas de salame ou lombo canadense. Porém, você pode fazer isso em toda charcutaria que for fatiada e mole.

Então, comece dobrando o salame uma vez ao meio e, depois, mais uma vez. Encaixe as fatias lado a lado, ou, uma em frente da outra. Quando finalizado, a visão que você terá de cima será a do formato da letra M, formando uma correntinha. 

  • Dica: utilize o salame com borda de pimenta e tenha um acabamento ainda mais especial em sua tábua.

3. Sanfoninha de salame

Para dar mais destaque às peças de presunto, a sanfoninha de parma é uma ótima alternativa. Portanto, veja como é simples fazer! 

Com uma fatia de presunto em mãos, faça o movimento de uma sanfona, colocando-a de um lado para o outro repetidas vezes. Você perceberá que ela começará a enrugar e, então, estará pronto! Então, basta colocar a sanfoninha de parma em sua tábua. 

  • Dica: para ficar ainda mais sanfonada, seguro a parte de baixo do presunto enquanto movimento. 

4. Leque de salame

Dobrar salames e presuntos em leque é uma ótima opção para ganhar volume e preencher espaços na tábua. E fazer este tipo de apresentação é rápido e fácil. 

Pegue uma fatia de salame, dobre ao meio e, depois, dobre novamente formando um triângulo. Repita o processo com as demais fatias. Então, na tábua, você pode posicioná-las deitadas ou enfileiradas de pé, da forma que preferir. 

  • Dica: versátil, esta é uma dobra que pode ser feita em qualquer tipo de charcutaria, então, use a imaginação! 

5. Charutinhos

Uma boa combinação pode transformar o normal em um sucesso. Por isso, os charutinhos são a escolha de quem gosta de unir sabores

Portanto, para fazê-los basta escolher o recheio, envolvê-lo com a charcutaria, ou queijo, de sua escolha e enrolar. Você também pode deixá-los sem recheio quando a fatia for muito pequena, como a do salame. Ainda, se necessário, utilize um palito para ajudar a fechar seus charutinhos.

  • Dica: recheie seus charutinhos com queijo, azeitonas, frutas e o que mais for harmônico. Uma mistura diferente, mas, que dificilmente falha, é a de pêra enrolada no parma. Que tal arriscar? 

Referências: veja como elas são as suas melhores aliadas 

Além de surpreender os clientes, uma tábua bem apresentada pode chamar a atenção para novas vendas. Por isso, fuja do óbvio e seja criativo na hora de dobrar salames e presuntos. Então, uma dica valiosa para manter as ideias abastecidas é sempre buscar referências do que tem sido feito.

Faça pesquisas, tenha um mapa de imagens no Pinterest e siga as redes sociais e hashtags sobre o assunto. Em minha página no Instagram você encontra referências valiosas para testar e copiar. Vale conferir! 

Diferencie o seu negócio

Agora que você já conhece novas formas de dobras para salames e presuntos, seu serviço não será mais o mesmo. Mas, para ser um grande destaque, é necessário investir em um conjunto de ações

Separamos, para você, um conteúdo especial sobre como diferenciar o seu negócio de tábuas. Confira e saiba como unir uma apresentação diferenciada às principais estratégias do mercado.

Bônus: comece o seu sucesso agora 

Gostou deste artigo e ficou com vontade de empreender no ramo alimentício? Então, fique atento, pois tenho uma surpresa para você. 

Reuni as informações mais importantes sobre tábuas de salames, presuntos e grazing food em meu e-book. No Guia completo para empreender com tábuas de frios, compartilho um conteúdo que poderá fazer você faturar 10 mil reais em até 30 dias. Faça o download e comece o seu sucesso agora! 

E continue acompanhando o meu blog, para ter acesso a outros conteúdos como este. Siga, também, a minha página no Instagram.  

Você Também Pode Gostar

5 sabores de antepastos para valorizar a sua tábua de frios

O que colocar em uma tábua de frios chique?

Queijo Brie: tudo o que você precisa saber

4 itens nada básicos que não podem faltar na sua tábua de frios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *