Queijo Brie: tudo o que você precisa saber

O queijo Brie, considerado o “rei dos queijos”, é um aperitivo especial cada vez mais presente nas tábuas de frios. Com uma casca crocante que envolve um recheio cremoso, ele apresenta um gosto marcante capaz de conquistar quem experimenta. 

Entretanto, antes de fazer apresentações e montar a sua tábua, é preciso entender mais sobre este queijo tão famoso. Então, para começar, irei contar para você onde ele surgiu. Vamos lá? 

Queijo brie: conheça o rei dos queijos 

Original da província que carrega seu nome, o Brie é o queijo mais antigo da França. Preferido entre monarcas, como o imperador Carlos Magno I, é chamado de o “rei dos queijos”. Ou seja, tal título foi cedido por verdadeiros reis e rainhas no Congresso de Viena, em 1814.

Produzido originalmente com leite de vaca cru, sua casca branca aveludada resulta da ação do fungo Penicillium Camemberti.  Ademais, o processo de maturação que acontece de fora para dentro, o que torna a textura do queijo mole e o sabor marcante. 

Para fazê-lo, adicionam-se cepas comerciais de fungos às peças de queijo. Após, elas são colocadas para descansar em ambientes úmidos. Depois de 12 dias, é possível ver uma leve crosta branca, porém, só estarão prontas para consumo em 20 dias. Também, há a possibilidade de uma maturação estendida do queijo chegando até 30 dias de espera. 

Classificado como semi gordo, o queijo brie é rico em triglicérides e proteínas. Assim, em geral, se produz em formato cilíndrico, pesando até 2 quilos. Então, para identificá-lo no mercado, basta observar se há uma camada fina de mofo branco cobrindo a peça.

Veja quais são os tipos de Queijo Brie 

O queijo brie pode ser encontrado em duas versões, o Brie de Meaux e o Brie de Melun. Ambos são produzidos da mesma forma, mas com tempo de maturação diferentes, veja só:

Brie de Meaux

Possui uma textura mais definida e sabor forte, porém não picante. Assim, seu aroma lembra, de forma sutil, o creme de avelã. Ainda mais, sua casca natural é branca, aveludada e a maturação dura de 4 a 8 semanas. 

Brie de Melun

Por possuir um gosto acentuado, é uma opção mais salgada e com textura quase derretida do queijo. Inclusive, sua casca aveludada possui tons avermelhados, sendo curada por 5 a 12 semanas.

Saiba como escolher o seu queijo brie

A melhor maneira de acertar na compra do brie é experimentar um pedaço antes de levá-lo para casa. Portanto, na hora da compra, peça uma prova e analise se está ao seu gosto. 

Também é indicado que sejam comprados pedaços pequenos do queijo. Isso porque, após cortado, esse tipo de laticínio para de envelhecer e a conservação fica difícil.  

Outra dica que pode lhe ajudar na escolha do queijo é analisando a sua aparência. Repare na:

  • casca muito branca: queijos com muito mofo branco estão pouco maturados e ainda não desenvolveram toda a potencialidade do sabor e nem consistência. Vale a pena esperar mais um pouco. 
  • mofo branco e menos denso: quando o mofo estiver menos denso ou mesclado com cores como rosa e amarelo, o sabor está mais complexo. Isso quer dizer que o brie passou por um processo maior de maturação e já apresenta um gosto mais forte. 
  • miolo claro e duro: sempre que o miolo do queijo está claro e parece endurecido, dizemos que o brie está “verde”. Ou seja, ele é uma peça nova, pouco curada e que precisa de mais tempo de maturação. 
  • casca amarela e elástica: se a casca do queijo estiver amarelada e elástica, ele estará no ponto, maduro o suficiente para o consumo. Entretanto, se preferir, um sabor ainda mais marcante e forte, basta aguardar até que a massa esteja derretida, quase desmanchando. 

Como servir o queijo brie 

Para montar o brie em tábuas sem perder o sabor, aconselha-se retirá-lo da geladeira com 30 minutos de antecedência. Se não for entregá-lo ao seu cliente em breve, mantenha o queijo refrigerado e deixe para colocá-lo por último. Não é indicado que ele fique exposto diretamente ao ar, pois pode perder qualidade. 

A forma correta de cortar o brie é em fatias como se fosse um bolo. Assim, a ponta da fatia alcança o centro do queijo onde o sabor é mais acentuado. Então, cortando dessa forma, você vai garantir que todos os pedaços tenham uma prova da melhor parte dele. 

Já para servir na tábua, retire o queijo da embalagem e, apenas quando estiver próximo da hora da entrega, corte algumas fatias. Esse tipo de laticínio endurece quando fica muito tempo cortado ou exposto ao ambiente. Por isso, não fatie com antecedência. 

Como harmonizar o brie

O queijo brie é tão saboroso que não há problema algum em comê-lo sem acompanhamentos. Mas, ao montar uma tábua, você pode combiná-lo com opções que o tornam ainda mais especial.

Com um sabor bastante delicado, a principal dica para não errar na harmonização é escolher acompanhamentos leves. Um pedido clássico é o brie com figos. 

Geleias, compotas e mel, inclusive, são formas comuns de combinação, pois o sabor do brie se une perfeitamente a molhos doces. Pão francês, torradas, cogumelos, uvas, peras, nozes, damascos e biscoitos também são compatíveis com a versatilidade do brie. 

Para as bebidas, a harmonização clássica é o champanhe. Já para vinhos brancos a escolha ideal é o Chardonnay. Entre os tintos, Pinot Noir, Merlot e Carmenere. E, para quem deseja cerveja, a Pale Ale é a mais indicada.

Saiba como conservar o brie

O queijo brie pode ficar na geladeira por até duas semanas. Para isso, embrulhe-o na embalagem original, papel alumínio ou plástico. 

Entretanto, não se indica que ele seja congelado, pois o processo altera a sua consistência. Assim, caso precise, deixe descongelar naturalmente e use-o apenas para cozinhar, nunca para servir.

Um presente para você 

O universo dos queijos é realmente encantador. Já imaginou trabalhar com isso? Em meu e-book, o Guia Completo para Empreender com Tábuas de Frios, compartilho estratégias vencedoras para você ganhar dinheiro no ramo alimentício. Então, faça o download e comece agora! 

Você Também Pode Gostar

5 sabores de antepastos para valorizar a sua tábua de frios

5 dobras de salame e presuntos para ir além do óbvio

O que colocar em uma tábua de frios chique?

4 itens nada básicos que não podem faltar na sua tábua de frios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *