5 sabores de antepastos para valorizar a sua tábua de frios

Os antepastos, de diferentes sabores, são um acompanhamento ideal e que podem transformar uma simples refeição a uma experiência memorável. Por isso, junto a geleias, queijos e frutas, eles não podem faltar em uma boa tábua de frios.

Então, neste artigo, você conhecerá 5 opções de antepastos para elevar o seu empreendimento de frios. Boa leitura! 

Veja o que são os antepastos

Primeiramente, os antepastos são petiscos servidos em pequenas porções antes das refeições. A história deles começou na Itália Medieval, onde eram feitos com o objetivo de atrair as pessoas despertando seus paladares. 

Hoje, essa tradição ainda é seguida em seu país de origem. Assim, as técnicas italianas utilizadas no preparo de antepastos se parecem com as do passado. Somando isso ao cuidado na escolha dos ingredientes, são geradas apresentações surpreendentes à mesa

No Brasil, o consumo de antepastos foi modernizado. Com sabores variados, eles se  tornaram o prato principal em reuniões com amigos ou na hora de saborear um vinho. É possível fazer os aperitivos com berinjela, abobrinha, pimenta, gengibre, legumes, carnes e muito mais. 

Então, para ajudar você a escolher opções memoráveis de antepasto, separei cinco receitas simples, mas com sabores deliciosos. Vamos começar! 

1. Antepastos de berinjela

A receita mais tradicional de aperitivo é a do antepasto de berinjela. Isso porque conta com um preparo simples e rápido. Então, ela é ideal para quem está com muita fome ou pressa. 

Basicamente, para fazê-la basta marinar a berinjela no alho, cebola, pimentões e orégano, unindo temperos e vegetais. O sabor dessa combinação gera para a sua tábua de frios um produto sofisticado capaz de surpreender seus clientes.  Assim, para não errar na harmonização, minha indicação é de que o antepasto de berinjela seja servido com pães, torradas e azeite de oliva.

2. Antepasto de abobrinha 

Sendo um legume de sabor suave, os temperos são indispensáveis no preparo do antepasto de abobrinha. Primeiramente, deixe-a escorrer por cerca de duas horas. Depois, misture com ingredientes como cebola, alho, vinagre e ervas. Regue tudo com azeite de oliva, sal, misture e leve ao forno por 30 minutos.

Logo após, espere esfriar e acrescente a pimenta, o coentro e ajuste o sal. Para incrementar a receita você também pode adicionar pedaços de azeitonas. Na finalização, coloque o antepasto de abobrinha em vidros, cubra com azeite de oliva e tampe. Guarde na geladeira e deixe curtir por um dia antes de servir. 

3. Antepasto de pimentão vermelho

Para deixar a sua tábua de frios com um gosto marcante, o antepasto de pimentão vermelho é a melhor pedida. Assim, com uma receita simples, ele é a prova de que em pouco tempo pode-se fazer algo muito saboroso

Então, inicie a receita retirando a pele, o miolo e as sementes dos pimentões. Corte-os em fatias finas e coloque metade delas em uma forma com azeite. Após isso, tempere com mais óleo, alho, pimenta do reino e sal. Repita o processo com o restante dos pimentões. Leve ao forno e deixe até que ele tenha secado.  

Depois de esfriar, coloque o antepasto de pimentões vermelhos em um vidro limpo e guarde na geladeira. No dia seguinte, ele estará no ponto ideal para o consumo. 

4. Antepasto de vegetais 

Essa é uma receita prática e que pode ser feita com aquilo que você tiver disponível. Portanto, junte berinjela, pimentão, abobrinha e combine quantos alimentos preferir para fazer o seu antepasto de vegetais. 

Então, inicie a receita cortando os vegetais em pedaços pequenos e tempere com azeite, sal e pimenta. Após, espalhe em uma assadeira ou refratário e leve ao forno até que comecem a tostar. Depois, coloque a mistura no processador e bata levemente para que os pedaços fiquem menores e cremosos, mas sem desmanchar. Para conservar, siga as instruções das demais receitas de antepastos que será um sucesso em sua tábua de frios. 

5. Antepasto de cebolas no azeite 

Capaz de suavizar o gosto acentuado da cebola, esse antepasto fica tão saboroso que até quem não é fã deste alimento pode se surpreender. Assim, com um resultado adocicado, ele agrada os mais variados paladares e é um acompanhamento marcante para tábuas de frios requintadas. 

Portanto, para executar a receita, comece cortando as cebolas em rodelas bem finas. Coloque-as em um pote e junte com salsinha, sal e azeite. Repita o processo até completar o recipiente. Após isso, tampe o pote de forma que não entre ar em seu interior. 

Depois, chacoalhe um pouco para espalhar os temperos e deixe curtir na geladeira por pelo menos uma semana antes de consumir. Após esse período, faça os ajustes de sal e adicione temperos como grãos de pimenta, coentro, entre outros.

Prove as combinações de antepastos

Além de ótimos acompanhamentos para pães ou torradinhas, os antepastos também são utilizados em saladas, sanduíches ou junto de carnes. Então, se você nunca provou alguma dessas receitas, faça em sua casa e experimente antes de oferecer aos seus clientes. Quanto mais você conhecer o sabor dos alimentos, melhor serão suas harmonizações na tábua de frios. 

Comece agora a destacar o seu negócio 

Conhecer os antepastos e como eles podem valorizar um simples aperitivo é realmente empolgante, mas ainda é só o começo. Portanto, se você gostou do artigo e deseja empreender no ramo alimentício, eu tenho a solução ideal para lhe ajudar.

Em meu e-book, o Guia completo para empreender com tábuas de frios, reuni as informações mais importantes sobre grazing food, acompanhamentos e dicas para começar o seu negócio. 

Você Também Pode Gostar

5 dobras de salame e presuntos para ir além do óbvio

O que colocar em uma tábua de frios chique?

Queijo Brie: tudo o que você precisa saber

4 itens nada básicos que não podem faltar na sua tábua de frios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *