Tipos de tábua: qual material você deve usar?

As tábuas de frios de madeira são indispensáveis na cozinha. Versáteis, estão disponíveis no mercado em diferentes tamanhos, materiais e formatos. Porém, não temos apenas com esse tipo de utensílio. Aliás, será que na hora de preparar e servir os frios, o uso de uma tábua ou outra faz diferença? E quanto à limpeza, ela precisa ser realizada sempre da mesma forma? 

Então, para ajudar você a escolher os seus utensílios de trabalho, criei um conteúdo especial sobre cada tipo de tábua. Boa leitura! 

Tábua de frios de madeira  

Primeiramente, vou falar de uma das mais tradicionais: as tábuas de frios de madeira. Esta é uma ótima opção para a montagem de frios. Isso porque não tem cheiro ou gosto e pode ter contato direto com os alimentos. 

Entretanto, com o uso constante, é normal que as tábuas de madeira tenham marcas do fio da faca. Por isso, elas não se recomenda para cortar, apenas para servir, e devem ser substituídas uma vez por ano. 

Para fazer a limpeza basta lavar com água e detergente após o uso. Depois, as deixe secar sempre em locais arejados. Esse ponto é importante para conservar o material, pois, se a madeira estiver úmida e não houver ventilação, irá embolorar. Então, para manter um bom aspecto, a hidrate que ela estará sempre com a aparência novinha. 

Tábua de plástico 

Se você precisa de praticidade, a tábua de plástico é a resposta. Geralmente vistas na cozinha, diferente das tábuas de frios de madeira, elas não costumam ser usadas para servir, mas são ótimas para cortar. Portanto, uma boa dica é investir em mais de uma e organizar a cor delas conforme o tipo de comida. Por exemplo, vermelha para carnes, verde para vegetais e legumes, azul para frutos do mar, branca para pães. Isso irá evitar que os alimentos se contaminem entre si. 

Com o tempo, o uso da faca deixa a tábua de plástico marcada. Por isso, é indispensável a higienização correta para evitar a proliferação de bactérias. Além de limpar com detergente, uma vez por semana a deixe imersa em água com cloro ou água sanitária. Após, lave a tábua com água corrente e detergente. Assim, mesmo limpando a tábua de plástico corretamente, a indicação é que ela seja trocada uma vez ao ano

Tábua de vidro 

Está é uma tábua fácil de limpar, pode se fazer a higienização da tábua de vidro apenas com água e detergente. A secagem é rápida e ela não retém o cheiro dos alimentos

Algumas tábuas de vidro contam com desenhos e até opções personalizadas, o que dá um toque diferente quando usadas para servir. Porém, para o corte, elas podem fazer com que suas facas percam o fio mais rápido. 

Tábua de polietileno 

Seja pela facilidade na limpeza ou a alta durabilidade, as tábuas de polietileno são uma ótima opção para o corte. Com poros mais fechados que outros materiais, elas evitam que a faca deixe marcas em suas superfícies e, também, não absorvem odores e resíduos. 

Assim, para limpar esse tipo de tábua, apenas esponja e detergente são o suficiente. Quando bem cuidadas, elas duram quase a vida inteira. 

Tábua de bambu

Resistentes e bonitas, as tábuas de bambu são as mais recomendadas tanto para cortar quanto para servir. Elas são rígidas o suficiente para cortes precisos e, ao mesmo tempo, macias para não danificar suas facas. 

Com uma capacidade natural de resistir às bactérias, o bambu não sofre alterações com o constante uso da faca. Ele também é higiênico, não absorvendo água, manchas ou odores. E esse tipo de tábua pode ser lavado apenas com água e detergente e não deve ser deixado de molho. Quanto à secagem, recomenda-se deixá-la de pé, em um local arejado. 

Para a manutenção do material, diferente das tábuas de frios de madeira, a recomendação é uma hidratação com óleo mineral a cada três meses. Basta aplicar uma camada do fluido na tábua seca e limpa e deixar absorver naturalmente. Assim, ela irá durar muito tempo!

Tábua de ardósia

A ardósia é uma pedra que cada vez mais se usa na culinária. Suas cores variam entre tons claros e escuros, entregando como resultado um aspecto rústico e, ao mesmo tempo, requintado. É bem diferente das tábuas de frios de madeiras!

Atóxica, a tábua de ardósia não oferece riscos no contato com alimentos, nem transmite sabor ou odores. Sua limpeza é simples e a durabilidade alta. 

Tábua de pinus

Com baixíssima resistência à água, a tábua de pinus pode ser considerada descartável, sendo usada apenas para servir, nunca cortar. Essa tábua também pode ter gosto e cheiro característicos, por isso, não recomendo montar os frios diretamente sobre elas. Para evitar que tudo isso seja transferido para o alimento, sempre faça a forração com plástico ou papel. 

Tábua de MDF cru 

As tábuas de MDF cru possuem um custo acessível, porém, para a usar é preciso ficar atento. Por possuírem resíduos tóxicos prejudiciais à saúde, elas não se deve utilizar, em hipótese alguma, com os alimentos diretamente sobre elas. Se escolher esse tipo de material, sempre faça a forração com plástico filme, papel acoplado ou papel antigordura. 

Empreender com tábuas de frios: a hora é agora!

Você pôde conhecer os principais tipos de tábua, como as utilizar e a melhor forma de as higienizar. Que tal tirar todo esse conhecimento do papel? 

Assim, apresento a você meu e-book, que irá lhe ajudar com ainda mais dicas para empreender no ramo de tábuas de frios. Ele une técnica e prática, assim, ensino você a faturar até 10 mil reais em apenas 30 dias. Acesse as informações mais apuradas do mercado e comece agora mesmo a planejar o sucesso do seu negócio de tábuas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *